top of page

.png)
CATEQUESE
Torres Novas
UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA
A catequese como hoje a conhecemos não iniciou nestas modernas e bem equipadas instalações. Ao longo dos anos a catequese fez-se em diversos espaços, como o Colégio de Santa Maria (hoje Casa S. José de Cluny) e o Colégio de Andrade de Corvo, e, claro no nosso edifício de S. Pedro, agora revitalizado. Muitos foram/são os que fazem parte da nossa história, desde os párocos, aos catequistas (leigos e consagrados), aos catequizandos, aos pais e outros colaboradores.
Os primeiros tempos de catequese foram certamente diferentes, as nossas igrejas, que hoje até nos parecem grandes, porque os cristãos que as frequentam são em menor número, eram pequenas para tanta gente, sobretudo quando havia festas da catequese. Os catequistas esforçavam-se por dar o seu melhor mesmo sem salas adequadas ou tão bem apetrechadas, pois o mais importante era anunciar Jesus Cristo e passar a mensagem. Fazia-se catequese onde era possível e faziam-se as festas. Não existiam salas com tanta comodidade, mas havia muita alegria, humanidade e muito boa vontade para receber as crianças e os pais.
Os tempos mudaram, a catequese modificou-se, evoluiu, tem agora instalações novas, modernas, bem equipadas, mas a alegria, a humanidade e a boa vontade para receber as crianças e os pais, essas são as mesmas.
Atualmente a catequese de Torres Novas conta com cerca de 50 catequistas e o número de crianças e adolescentes ultrapassa os 500 catequizandos. Para tal têm contribuído o esforço e o empenho de muitos, em especial dos coordenadores de catequese e dos catequistas, responsáveis pela orientação do trabalho catequético. O trabalho e dedicação destes colaboradores, dos catequizandos, bem como o crescente envolvimento dos pais na vida da catequese fazem dela uma grande e unida família.
bottom of page