
.png)
CATEQUESE
Torres Novas
QUEM SOMOS

O que é a catequese?
A catequese, que nem sempre se pode distinguir do primeiro anúncio, é chamada a ser, antes de mais, um anúncio da fé e não deve remeter para outras ações eclesiais a tarefa de ajudar a descobrir a beleza do Evangelho. [56, Novo Diretório para a Catequese, 2020]
Quanto tempo dura o percurso da catequese?
A catequese da Infância e da adolescência está estruturada em 10 anos, culminando com a Celebração do Crisma. Habitualmente na catequese da infância e da adolescência acontece um encontro semanal, celebram-se as festas de cada ano e festejam-se outras datas importantes do calendário litúrgico.
Quem são os catequistas?
Os pais são os principais educadores da fé dos seus filhos. O seu testemunho de vida cristã, no seio da família, é fundamental. O catequista que recebeu da Igreja a missão de fazer catequese, é um colaborador dos pais ao serviço da educação da fé das crianças.
O que pedimos aos pais?
Acompanhai a catequese dos vossos filhos e conversai com eles sobre o que vão aprendendo; rezai com eles em casa; procurai dar testemunho de vida cristã; acompanhai-os à Missa; dialogai frequentemente com o catequistas; tende em atenção a assiduidade e a pontualidade; fazei por que os vossos filhos frequentem a catequese; participai nas reuniões e outras iniciativas da catequese.
PÁROCO
Padre Ricardo Miguel Neves Madeira
Natural de Alcobertas (Rio Maior), em 5 de março de 1977.
Foi ordenado sacerdote a 20 de junho de 2004.
Está ao serviço da catequese das Paróquias de Torres Novas desde 2015.
Deve-se ao Padre Ricardo Madeira: a recuperação da Procissão do Senhor dos Passos, a continuidade do jornal "O Almonda", a manutenção do boletim paroquial "Porta da Fe", o renascer da tradição da Bênção Pascal, o projeto de recuperação dos edifícios do Largo do Salvador e a sua enorme bondade e solicitude pastoral.

COORDENAÇÃO
Ângela Capelo
Alexandra Teixeira
Rosa Dias Martins
Cristina Freire
Maria Ferreira
Alexandra Rocha
Cristina Silva
Mónica Coelho
Helena Inês
Filomena Inocêncio
CATEQUISTAS 2020/21
Despertar da Fé - Cipriana Dinis
1º Ano - Mónica Coelho, Cipriana Dinis
2º Ano - Vera Gonçalves, Beatriz Pouseiro, Vera Morgado, Susana Narciso, Alexandre Moita, Jorge Alfaiate.
3º Ano - Helena Inês, Alexandra Teixeira, Joana Rita, Tânia Lourenço, José Filipe.
4º Ano - Teresa Santos, Dora Ribeiro, Telma Gomes, Ir. Rosa, Carla Pinto.
5º Ano - Alexandra Rocha, Paula da Silva, Sílvia Santos.
6º Ano - Catarina Branco, Susana Esperança.
7º Ano - Ângela Capelo, Vera Casimiro, Paulo Tomaz, Teresa Martins.
8º Ano - Maria Ferreira, Cláudia Neves, Ana Lúcia Esperança, Susana Senra.
9º Ano - Alexandra Correia, Cristina Silva, Teresa Martins, Gonçalo Alves, Judite Gomes.
10º Ano - Sara Cabeleira, Fátima Oliveira
Crisma - Pe. Ricardo Conceição, Maria Ferreira, Mónica Coelho, Moisés.
Todo o batizado é um discípulo missionário
A iniciação cristã é um diamante no caminho evangelizador e missionário da nossa Igreja, sendo a Catequese a etapa privilegiada deste processo.
A finalidade da catequese é de fazer com que alguém se ponha não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo.
O Papa Francisco convida-nos a ser cada vez mais, com a força da Catequese, uma Igreja em saída, é isso que nós, Catequese de Torres Novas, com as diretrizes gerais na nossa Igreja acentuamos. De forma sinodal, participativa, envolvendo todos, contando com muitos e com o empenho qualificado de cada, um tentamos fazer.
A catequese consegue compartilhar lições que são sempre atuais, valores que não mudam e tem força para transformar o mundo, tornando-o mais justo, solidário e fraterno. Estas lições e valores têm como fonte os ensinamentos de Jesus Cristo, nosso Mestre e Senhor.