
.png)
CATEQUESE
Torres Novas

CATEQUESE
«A finalidade definitiva da catequese é a de fazer que alguém se ponha não apenas em contacto, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo: somente ele pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar na vida da Santíssima Trindade». A comunhão com Cristo é o centro da vida cristã e, por conseguinte, o centro da ação catequética. A catequese está orientada para formar pessoas que conheçam cada vez melhor Jesus Cristo e o seu Evangelho de salvação libertadora, que vivam um encontro profundo com Ele e que escolham o seu estilo de vida e os seus próprios sentimentos (cf. Fl 2,5), comprometendo-se a realizar a missão de Cristo, ou seja, o anúncio do Reino de Deus, nas situações históricas em que vivem". [75, Novo Diretório para a Catequese, 2020]
Para realizar a sua finalidade, a catequese leva a cabo algumas tarefas, interligadas entre si, que se inspiram no modo como Jesus formava os seus discípulos. [...] De facto, a fé exige que as pessoas a conheçam, celebrem, vivam e façam dela oração. Para formar para uma vida cristã integral, a catequese leva a cabo, portanto, as seguintes tarefas: leva ao conhecimento da fé; inicia à celebração do Mistério; forma para a vida em Cristo; ensina a rezar e introduz à vida comunitária.

Itinerário Catequético
"A Catequese da Infância e da Adolescência é um percurso de fé, cuja grande finalidade é exatamente a de «fazer discípulos» (CT,1) de Jesus, o Filho de Deus. Por isso a catequese deve ser missionária procurando despertar nas crianças e adolescentes o sentido missionário da sua vocação cristã, ajudando-os a assumir o compromisso inerente, manifesto em serviço/gestos gratuitos de solidariedade, fraternidade, partilha e entrega aos outros".

A nossa história
"Ide a todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura". (MC 16,15)
Esta tem sido a nossa missão desde que iniciámos a catequese ao serviço das Paróquias de Torres Novas. A catequese acompanha a história da Paróquia.

Seja Voluntário
"O catequista é um cristão que recebe este chamamento particular de Deus, que, acolhido na fé, o habilita para o serviço da transmissão da fé e para a tarefa de iniciar à vida cristã". (DpC)
Se se sente tocado por Deus, venha partilhar os seus ensinamentos e dar o seu testemunho às nossas crianças e adolescentes. Junte-se à nossa família!
CATEQUESE e EMRC
A relação entre a Catequese e a EMRC é de "especificidade na complementaridade", como afirma o Novo Directório Geral para a Catequese 2020, 313: "Onde a distinção não é clara, há o perigo de ambas perderem a própria identidade. A catequese «promove a adesão pessoal a Cristo e o amadurecimento da vida cristã. O ensino escolar, por sua vez, transmite aos alunos os conhecimentos sobre a identidade do cristianismo e da vida cristã». «A sua característica peculiar é o facto de ser chamado a penetrar no âmbito da cultura e de se relacionar com outras formas do saber. Como forma original do ministério da Palavra, de facto, o ensino religioso escolar torna presente o Evangelho no processo pessoal de assimilação sistemática e crítica da cultura»
Catequese e EMRC assumem-se como uma educação de transformação a nível pessoal e a nível comunitário, social. Apresentam proposta(s) de mudança suscitando no educando atitudes de autenticidade, coerência, respeito mútuo e de solidariedade e são uma ajuda significativa na construção, por parte das crianças e dos jovens, de uma consciência livre, madura e responsável estruturando-os na verdade, no amor e na capacidade racional perante si, perante os outros e perante Deus.
"Onde é posto em prática, a EMRC é um serviço ao homem e um precioso contributo para o projeto educativo da escola. «A dimensão religiosa, com efeito, é intrínseca ao facto cultural, contribui para a formação global da pessoa e permite transformar o conhecimento em sabedoria de vida». [ 314, Novo Directório Geral para a Catequese 2020]
A Catequese é o ensino específico daqueles que, numa comunidade local, querem celebrar e aprofundar uma relação com Deus.
Cada uma delas tem um método, conteúdos e finalidades distintas, que não se podem substituir na formação das crianças e jovens.









